O portal do eTwinning é público e é a porta de entrada para o mundo do eTwinning. Disponível em 28 idiomas, contém informação sobre os países que integram a comunidade, bem como um conjunto de recursos que podem ser úteis para qualquer educador que pretenda transformar a sua sala de aula num espaço de aprendizagem colaborativa.

Assim, no Portal é possível aceder a:

  • Projetos – Nesta secção, os professores poderão encontrar ferramentasKits, que os ajudam e acompanham no desenvolvimento de projetos próprios. Existe ainda uma galeria, com exemplos das melhores práticas, para os inspirar a conceber e a dirigir o seu próprio projeto eTwinning.

  • Desenvolvimento profissional – Aqui, através dos eventos eTwinning em destaque, os professores poderão encontrar uma grande variedade de instrumentos que os ajudarão a melhorar as suas práticas de ensino: ferramentas de autoavaliação (MeTP), materiais de autoajuda (Materiais de autoaprendizagem), grupos eTwinning, seminários online, eventos de aprendizagem e aprendizagem interpares.

  • Destaques – Espaço onde são apresentadas as Novidades sobre a comunidade eTwinning, incluindo métodos pedagógicos e as melhores práticas eTwinning.

O Portal disponibiliza, ainda, a qualquer pessoa que navegue na Web, um conjunto de publicações, traduzidas em diferentes línguas, que podem servir de inspiração para a renovação das práticas de ensinar e de aprender.

Estão, ainda, disponíveis notas de imprensa relativas ao projeto, os logótipos do eTwinning para download, os contactos dos diferentes SNA (Serviços Nacionais de Apoio), bem como do SCA (Serviço Central de Apoio), e uma lista de perguntas frequentes.

Caso o professor pretenda usufruir de todas as vantagens do eTwinning, terá de se registar para poder dispor de um espaço pessoal - eTwinning Live - a partir do qual poderá interagir com outros elementos da comunidade, estabelecer parcerias e desenvolver projetos.