O Selo Nacional de Qualidade já foi atribuído aos projetos eTwinning que, após a verificação de que cumpriam os seguintes requisitos:

  1. Apresentar objetivos comuns e um plano partilhado.
  2. Estar a terminar ou encontrar-se nas suas etapas finais.
  3. Existir uma contribuição significativa do/a docente (que submete a candidatura) no projeto.
  4. Ser evidente a colaboração entre os parceiros.
  5. Serem visíveis os resultados do projeto. 

Foram avaliados tendo em atenção as evidências de Inovação e Criatividade, Integração Curricular, Colaboração, Uso das Tecnologias, Resultados, Impacto e Documentação.

No Padlet (https://dge.padlet.org/dge/selos2020) podem-se consultar os Selos dos Professores que os quiseram disponibilizar.

Teve um Selo Nacional de Qualidade? Partilhe-o no Padlet do NSS PT e identifique todas as suas publicações com #selosetw2020.

eTwinning: Professores Europeus numa Comunidade em Rede

eTwinning: Professores Europeus numa Comunidade em Rede

O eTwinning pelos Açores


Formação gratuita, creditada e totalmente a distância (entre os dias 8 e 16 de julho).

Sessão de abertura no dia 8, pelas 9:15, com a Dra. Maria João Horta (Subdiretora-Geral da DGE) e o Dr. Rodrigo Reis (Diretor Regional da Educação da RAA).
Sessões plenárias com Dra. Laura Filipe (DGE); Dra. Tânia Fonseca (Kingston University London); Dr. Rui Coutinho (Universidade dos Açores); os docentes - Hugo Mendonça (EBS da Madalena do Pico) | Sandra Rodrigues (EBI de Angra do Heroísmo) | Liliana Dias (EBS Tomás de Borba)| Samuel Rebelo (EBI da Vila do Topo) | Sónia Garcia (EBS da Madalena do Pico) e as embaixadoras eTwinning para os Açores - Anabela Tristão Santos (EBS Tomás de Borba) e Dora Pereira (ES Antero de Quental).

Inscrições limitadas e disponíveis através do link: bit.ly/etw_profs_em_rede

Programa

Junte-se a nós e venha fazer parte da maior comunidade de professores da Europa.

O Serviço Central de Apoio eTwinning vai promover o curso Learning and Teaching Online with eTwinning, com o objetivo de formar eTwinners, recentemente registados ou com muito pouca experiência no projeto, que pretendam desenvolver competências ao nível das TIC, no sentido de saber como integrá-las em sala de aula e, consequentemente, melhorar a sua prática letiva.

Esta formação decorrerá ao longo de 12 semanas - entre 7 de setembro e 30 de novembro - e será aberta a um número muito restrito de formandos por país. Caso esteja interessado/a em participar, faça o seu registo em https://bit.ly/eTwCourse20, até ao dia 31 de julho de 2020.

Não perca esta oportunidade!

Passo a passo para uma candidatura de sucesso a Selo de Qualidade eTwinning

Selo de Qualidade eTwinning
Workshop



Tem um projeto eTwinning ativo que se encontra nas etapas finais ou já está concluído, e pretende candidatá-lo ao reconhecimento de Selo Nacional de Qualidade?

Acabou de submeter a sua candidatura, mas não está muito seguro/a dos argumentos apresentados para cada um dos critérios e gostaria que ficasse mais completa?

Então, não deixe de assistir ao workshop Passo a passo para uma candidatura de sucesso a Selo de Qualidade eTwinning, no dia 19 de junho, entre as 17:00 e as 18:00.
 

Assista à sessão através do Youtube:

Sessão em direto

Poderá candidatar o seu projeto até ao dia 28 de junho de 2020.

MOOC: Desenvolvimento de projetos a distância - um caminho para a inovação educacional

O Serviço Nacional de Apoio eTwinning, sedeado na Direção-Geral da Educação, vai lançar um MOOC - Desenvolvimento de projetos a distância - um caminho para a inovação educacional - destinado a todos os docentes que já possuem alguma experiência em projeto a distância, mas que pretendam consolidar ou aprofundar os seus conhecimentos.

Este curso está dividido em 4 módulos e tem como principal objetivo orientar os docentes na criação e no desenvolvimento de projetos colaborativos eTwinning, com qualidade e em segurança, possibilitando-lhes ainda a exploração das funcionalidades quer do eTwinning Live, quer do TwinSpace.

Nos projetos eTwinning, muitos são os recursos de qualidade, produzidos por docentes e alunos, que podem vir a ser reutilizados. Neste sentido, os participantes terão a possibilidade de aprender como licenciar esses recursos e como consciencializar os alunos para os direitos de autor.

Finalmente, poderão ainda explorar diferentes formas de organização do TwinSpace, nomeadamente, como fazer a gestão de todo o  trabalho realizado pelos parceiros do projeto, e refletir sobre a importância do cumprimento das normas de segurança como fator inequívoco para o sucesso do produto final.

3 de junho -  Módulo 0 -  Estrutura / funcionamento do curso
3 de junho -  Módulo 1 - Exploração do eTwinning Live e desenvolver eficazmente um  projeto eTwinning
17 de junho - Módulo 2. Colaborar em Segurança: da criação do projeto à gestão do TwinSpace
24 de junho -  Módulo 3 - Recursos Educacionais Abertos (REA)
1 de julho - Módulo 4 - Organização do trabalho interdisciplinar (TwinSpace), fatores críticos de qualidade e boas práticas

Se estiver interessado/a em acompanhar este MOOC, inscreva-se em: https://lms.nau.edu.pt/courses/course-v1:DGE+ETWIN+2020_T2/about

eTwinning on - Ciclo de Eventos

No seguimento das sessões "eTwinning e o ensino a distância: Recursos e suporte para professores", realizadas nos dias 8 e 15 de maio, o grupo de Embaixadores eTwinning portugueses vai realizar um conjunto de eventos eTwinning no decorrer do mês de junho, no intuito de explorar diferentes ferramentas digitais, úteis para uma melhor consecução de projetos.

Ciclo de eventos eTwinning - junho

Para participar, entre no grupo eTwinning Viriato e, no separador "encontros online", faça o seu registo no evento em que deseja participar.

Para mais informações, contactar os Embaixadores eTwinning:

Ana Pina - ana.paula.pina@dge.mec.pt

Mário Guedes - mario.guedes@dge.mec.pt