Tema eTwinning do Ano 2023
Inovação e Educação - Ser Criativo com eTwinning
O Tema do Ano 2023 eTwinning girará em torno da relação entre 'Inovação' e 'Educação'.
Com a adopção da Nova Agenda Europeia de Inovação em 2022, a Comissão Europeia está a posicionar a Europa na vanguarda da nova onda global de inovação tecnológica profunda e start-ups.
"A Nova Agenda Europeia da Inovação garantirá que os inovadores, as empresas em fase de arranque e de expansão, e as suas empresas inovadoras, possam tornar-se líderes globais em inovação. Há mais de um ano que consultamos partes interessadas, tais como líderes de ecossistemas de inovação, start-ups, unicórnios, mulheres fundadoras, mulheres que trabalham em capital de risco, universidades e empresas. Juntos, faremos da Europa uma potência global para a inovação e start-ups de tecnologia profunda", disse Mariya Gabriel, Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude.

A educação está na vanguarda desta "potência" europeia, na qual os inovadores do futuro, nomeadamente os estudantes, se estão a preparar para entrar num mercado de trabalho altamente competitivo. Por conseguinte, é da maior importância que os professores explorem todo o espectro de componentes de inovação, tais como a resiliência, a identificação precoce das necessidades de aprendizagem, a organização dinâmica da aprendizagem em grupo, as recomendações de recursos educativos, e o apoio com orientação estudantil.

A educação é central para o planeamento, construção e implementação de métodos de ensino inovadores, bem como para a formação de talentos. A educação desempenha também um papel fundamental no desenvolvimento, disseminação e realização do potencial do conhecimento e da inovação.
A inovação é multifacetada, mesmo que não seja facilmente mensurável.
Seguem-se alguns exemplos de inovação que o eTwinning irá promover ao longo de 2023.
Inovação social nas escolas
Criar espaços para sugestões dos alunos sobre como adaptar as escolas, dando mais peso à expressão e às ideias dos alunos, e integrando mais as suas prioridades e necessidades.
Bem-estar mental e emocional nas escolas
Reduzindo o "peso" de um currículo rigoroso, enfatizando as ligações com a comunidade, o bem-estar dos alunos e professores, reforçando uma abordagem centrada no aluno, baseada na competência e criativa (idealmente uma abordagem em linha com o quadro europeu de referência LifeComp).
Inovação Educativa
Um regresso ao método Socrático, criação, ajudando os estudantes a desenvolver as suas próprias opiniões, a falar em público, e a agir e imaginar o seu próprio futuro. As escolas devem ajudar os estudantes a desenvolver o pensamento crítico e a expressar os seus pontos de vista criativos; o que não requer ferramentas digitais, mas tempo para discutir e pensar.
Ligações com organizações locais
A realização de atividades com organizações locais pode oferecer grandes oportunidades de educação e experiências aos estudantes.
Envolvimento com a inovação e tópicos-chave de inovação
(Inteligência Artificial e Realidade Virtual são apenas alguns exemplos), e o envolvimento com orientações éticas sobre IA e utilização de dados no ensino e aprendizagem, pode ser incorporado como uma ação no Plano de Ação da Educação Digital.

No final de 2023, deverá ficar muito claro na Comunidade eTwinning que a inovação não só vai muito além da utilização da tecnologia na sala de aula, mas também inclui criatividade, pensamento analítico, capacidade de resolução de problemas e colaboração.
Um novo ano com novos horizontes está à nossa frente - eTwinners, vamos aproveitá-lo ao máximo. Seja criativo com o eTwinning!
(informação recolhida em European School Education Platform)
Siga-nos nas redes sociais