Selo de Escola eTwinning

et

O reconhecimento de Selo de Escola eTwinning é sinónimo de grande prestígio para o estabelecimento de ensino que o recebe, por comprovar o trabalho de excelência que está a ser desenvolvido pelos docentes ao nível de diferentes áreas:

Com o Selo de Escola eTwinning, o eTwinning reconhece e valoriza o envolvimento, o empenho e a dedicação não só de eTwinners, individualmente, mas de escolas inteiras, nas quais equipas de professores e líderes escolares trabalham em conjunto.

Este reconhecimento a nível europeu permite ainda aos agrupamentos ou escolas que venham a candidatar-se a financiamento para o desenvolvimento de projetos com alunos, no âmbito do Erasmus + (KA2), uma seleção mais imediata.

A obtenção do estatuto de Escola eTwinning apresenta-se como uma jornada de desenvolvimento, pontuada por componentes que podem ser avaliadas objetivamente. Não se trata de uma competição, mas de uma progressão de um nível para o seguinte.

Ver mais informação em etwinning.net

A seleção das Escolas eTwinning ocorre em DUAS etapas:

1.ª ETAPA - Verificação automática por parte da plataforma eTwinning:

  • escola registada no eTwinning há mais de 2 anos;
  • existência de, pelo menos, 2 professores envolvidos em projetos, em ações de desenvolvimento profissional ou em outras atividades eTwinning;
  • escola com docente/s envolvido/s em, pelo menos, 1 projeto eTwinning europeu e que tenha/m recebido um Selo Nacional de Qualidade nos últimos 2 anos.

2.ª ETAPA - Preenchimento de um formulário de candidatura online que incide sobre a contribuição do eTwinning:

  • para o desenvolvimento da consciência eSafety na escola;
  • nas práticas letivas, no ensino interdisciplinar e no trabalho de projeto;
  • como ferramenta de desenvolvimento profissional estratégica para professores e outros agentes educativos;
  • para o desenvolvimento estratégico da escola.

O vídeo que se segue orientou as candidaturas de 2020 e a sua observação pode ajudar as Escolas a reunirem os requisitos necessários à seleção automática no âmbito da 1.ª etapa e à preparação da 2.ª etapa:

A próxima candidatura ao reconhecimento de Selo de Escola eTwinning vai decorrer entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021.

 

 

Mentores eTwinning

Os agrupamentos/escolas galardoados com o Selo Escola eTwinning têm um professor MENTOR que reúne condições para, no âmbito do eTwinning, promover formação e apoio aos docentes não só do próprio estabelecimento de ensino, como também de escolas vizinhas.

O mapa que se segue contempla a indicação dos agrupamentos/escolas dos MENTORES eTwinning em Portugal. 

 

Lista de Agrupamentos/escolas 2020-2021

Lista de Agrupamentos/escolas 2019-2020

Lista de Agrupamentos/escolas 2018-2019