eTwinning Ambassadors as advocates for a whole-school approach to well-being

PDW

No cenário educativo atual, onde o bem-estar de alunos e professores e o ambiente escolar positivo são cada vez mais reconhecidos como fundamentais para o sucesso académico e pessoal, especialistas em educação de todo o mundo estão a unir esforços para promover uma abordagem abrangente ao bem-estar nas escolas.  

Nesse contexto, o curso eTwinning Ambassadors as advocates for a whole-school approach to well-being emerge como um catalisador essencial para capacitar os intervenientes a tornarem-se defensores de uma abordagem integral ao bem-estar nas suas instituições. 

Este evento presencial, com duração de três dias, teve como meta fomentar uma cultura positiva de saúde mental, emocional e social dentro da comunidade de embaixadores eTwinning. Através da promoção do bem-estar, da colaboração e da partilha é possível construir um ambiente escolar mais saudável, mais solidário e mais enriquecedor, quer para os professores, quer para os alunos. 

Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre algumas práticas de promoção do bem-estar escolar, partilhar experiências pessoais e colaborar em projetos centrados no desenvolvimento integral e saudável dos alunos. Além disso, foram capacitados a identificar e enfrentar os desafios específicos relacionados com o bem-estar nas escolas, adaptando estratégias e recursos para atender às necessidades individuais das comunidades educativas. 

Participaram nesta Formação de Desenvolvimento Profissional europeia para as embaixadoras Carla Louro (Embaixadora eTwinning para a Região do Alentejo), Celina Lajoso (Embaixadora eTwinning para a Região da Madeira), Maria Goreti Alves e Susana Rodrigues (Embaixadoras eTwinning para a Região de Lisboa e Vale do Tejo) 

 

Agenda do evento: 

Agenda (eventscloud.com

 

 



Mais novidades

parabéns

eTwinning Day 2024

O eTwinning é parte integrante do programa Erasmus+, alojado desde o ano passado na ESEP, da Comissão Europeia, revelando-se uma plataforma segura, onde professores e alunos de 46 países diferentes podem colaborar, partilhar ideias e aprender uns com os outros através de projetos colaborativos. Esta iniciativa é fundamental porque ultrapassa as fronteiras físicas e culturais, promovendo uma… (Ler mais)
Formacao

Conversas em Rede - O eTwinning e o Trabalho de Projeto

A iniciativa Conversas em Rede é promovida pelo CFAE VNF, em parceria com os CFAE de Barcelos e Esposende, Braga Sul, Sá de Miranda, Póvoa do Varzim e Vila do Conde e Alto Cávado.   No passado dia 30 de abril realizou-se a sessão subordinada ao tema Metodologia de Projeto, que foi dinamizada pela coordenadora da ONA eTwinning, Laura Silva Maria.   Durante este encontro online foram abordadas… (Ler mais)
premios europeus 2024

Prémios Europeus 2024

Felicitamos todos os vencedores dos Prémios Europeus eTwinning 2024. A lista de vencedores, das cinco categorias a prémios, foi divulgada no dia 26 de abril, pelo Serviço Central de Apoio eTwinning, de Bruxelas. Apresentaram candidatura 1284 projetos, sendo bons exemplos de trabalho colaborativo, desenvolvido na Plataforma European School Education Platform, que desde ano letivo anterior acolhe… (Ler mais)
mentores

Reunião Mensal de Mentores das Escolas eTwinning | Março

No dia 21 de março, a Organização Nacional de Apoio dinamizou a quinta reunião com os mentores e diretores das escolas com Selo de Escola eTwinning, uma sessão especialmente dedicada aos diretores dos Agrupamentos / Escolas não agrupadas, para conversar sobre o papel preponderante da direção na integração dos projetos na vida da instituição. Nessa reunião, além das partilhas na rubrica “10… (Ler mais)
Workshop

Workshop eTwinning

Durante a semana de 4 a 8 de março, o Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Maceira - Leiria, acolheu um grupo de dez professores provenientes de Jerez de la Frontera, Espanha, para a realização de uma atividade de Job Shadowing, onde se incluiu a dinamização de um workshop eTwinning. Os docentes tiveram oportunidade de conhecer a realidade do agrupamento, ao nível da sua dinâmica interna, da… (Ler mais)