Inspiração

Testemunhos Inspiradores

Vídeo de Introdução:

 

Iniciativas

Partilhas às Quartas, uma iniciativa da ERTE/DGE, têm como objetivo divulgar práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem, desenvolvidas no âmbito da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem e do projeto eTwinning.

 

No âmbito desta iniciativa, em seguida, apresenta-se o testemunho da Senhora Sub-Diretora Geral da DGE, Maria João Horta:

 

Paralelamente poderá encontrar aqui:

 

  • estratégias de TRABALHO COLABORATIVO com o apoio de ferramentas/recursos TIC para desenvolver nos alunos competências de raciocínio, criatividade e inovação, pensamento crítico, resolução de problemas e tomada de decisão.

 

Apresentação / Partilha dos projetos:

  • eTwinning, "Digiventurer Teens": implementado em parceria com mais 19 escolas europeias, coordenado pela professora Ana Cristina Ribeiro, do Agrupamento de Escolas Cego do Maio, Póvoa de Varzim, e dirigido a alunos entre os 12 e os 17 anos. Numa perspetiva de trabalho colaborativo foram abordados assuntos relacionados com a "Saúde" e a "Cidadania digital"

 

 

  • Cenário “e-coLAB: concordas ou não?”: construído no contexto da formação “Laboratórios de aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem”, em 2018. Resultou de um trabalho de articulação entre Ciências Naturais e outras disciplinas, com os alunos de três turmas do 9.º ano da Escola Básica Sophia de Mello Breyner e foi apresentado pelas professoras Eugénia Cordeiro e Ana Maria Almeida.


 

A 15 de setembro de 2017 foi publicada a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, na sequência de uma proposta apresentada pelo grupo de trabalho constituído por despacho conjunto da Secretaria de Estado para a Cidadania e para a Igualdade e da Secretaria de Estado da Educação.

A publicação do Decreto-Lei 55/2018 sustenta a definição da Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola/Agrupamento de Escolas e cria a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

De acordo com esta estratégia, mas também com documentos internacionais de referência (OCDE e Conselho da Europa), a EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA deverá assentar num processo de participação democrática dos alunos e deverá privilegiar a metodologia de trabalho de projeto, atendendo a que o objetivo será o de uma cidadania ativa e não de "uma conceção abstrata de cidadania".

Do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, o professor Luís Gonçalves, que integrou o grupo de trabalho responsável pela elaboração do documento referente à Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, apresenta algumas sugestões de articulação do preceituado no referido documento com os projetos eTwinning.

 

O cenário “Ciência, Ambiente e Ética” foi construído no contexto da formação “Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagem”, realizado em 2018.

Este cenário foi aplicado na Escola Secundária D. João II, a alunos do Curso Profissional de Técnico de Análises Laboratoriais do 11º ano, e envolveu um trabalho de articulação entre as disciplinas de Física e Química e Área de Integração, previstas no plano de estudos.

 

A apresentação foi da responsabilidade das professoras Dora Moraes e Raquel Cartaxo.


ARTICULAÇÃO CURRICULAR

O projeto eTwinning "Schoolovision", coordenado pela professora Carla Vieira, do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, apresenta uma possibilidade de articulação curricular. Este projeto é uma  versão  escolar  do  Festival  Eurovisão da  Canção.

Portugal participa desde o início do  projeto  (2009)  e, ao longo destes  10 anos, tem  dado a conhecer  um pouco  da sua cultura/património, constituindo  um polo de interesse  e motivação dos alunos participantes, assim como da comunidade em geral.

O cenário de aprendizagem "Biblioteca que estás na nuvem, na sala de aula e em cada um de nós" é da autoria dos professores Ádila Faria e Eduardo Cunha, do Agrupamento de Escolas de Barcelos.

Trata-se de uma experiência de articulação curricular entre Matemática e outras áreas do saber, desenvolvida com alunos do primeiro ciclo e alunos do ensino secundário. O ponto de partida foi a leitura da obra A Maior Flor do Mundo, de José Saramago.


 

Pode ainda inspirar-se, visitando e explorando:

Os Materiais de autoaprendizagem eTwinning - disponíveis para os professores inscritos no eTwinning e ligados ao sistema de progressão. Os materiais de autoaprendizagem foram criados para apoiar a progressão e para motivar os professores a aprofundarem todas as áreas dentro da plataforma eTwinning.

Canal Youtube – eTwinning PT - Onde se encontram disponíveis, entre outros materiais, diversos tutoriais para tirar o melhor partido possível do eTwinning.