Partilhas à Quarta | Educação para a Cidadania Digital

Partilhas quarta

No dia 17 de janeiro, das 21h às 22h, realizou-se a 2.ª sessão das "Partilhas à Quarta" 2023-2024, a qual foi dedicada à temática da Educação para a Cidadania Digital. Nesta sessão, referiu-se a importância dos serviços de apoio, com destaque para a Linha Internet Segura, exploraram-se questões sobre a regulamentação europeia dos serviços digitais. Tivemos também a participação dos jovens Líderes Digitais, que participaram na conferência europeia Safer Internet Forum 2023. 

Com esta partilha, pretendeu-se promover e sensibilizar para práticas de referência, com vista a uma utilização mais segura, responsável e saudável dos ambientes digitais nas comunidades educativas. 

À semelhança dos anos anteriores, realizar-se-ão seis sessões, à quarta-feira das 21 às 22 horas.  

Os participantes terão a possibilidade de ver convertidas as referidas sessões em duas Ações de Formação de Curta Duração (AFCD) de 3 horas cada.  Para obter o respetivo certificado terá, obrigatoriamente, de proceder à sua inscrição prévia, em cada um dos segmentos, e ao registo de presença nas 3 sessões, de cada um desses segmentos.  

Inscreva-se, até 18 de março de 2024, nas sessões do segundo segmento: 4.ª, 5.ª e 6.ª sessões = AFCD de 3 horas: https://bit.ly/3Rsp3g1 

A colaboração entre a Direção Geral da Educação e o Centro de Formação de Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita permitirá a certificação das AFCD pelo referido centro de formação. 

Próximas sessões e respetivas temáticas: 

  • 21 de fevereiro 2024 - Laboratórios de Educação Digital (LED); 
  • 20 de março 2024 - Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD);  
  • 24 de Abril 2024 - Recursos Educativos Digitais (RED); 
  • 22 de maio 2024 - Internacionalização da Escola. 


Mais novidades

BannerCidadania

Cidadania e Bem-Estar Digital: 20 Anos de eTwinning

Cidadania e Bem-Estar Digital: 20 Anos de eTwinning a Reinventar a Aprendizagem em Contextos Digitais A Conferência eTwinning 2025, dedicada à importância do bem-estar digital e da cidadania em ambiente escolar, decorre no próximo dia 28 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Promovido pelo projeto eTwinning, integrado na equipa da ERTE | Direção-Geral da… (Ler mais)
selo qualidade eTw

Candidatura a Selo Nacional de Qualidade eTwinning 2025

Candidaturas para o Selo Nacional de Qualidade eTwinning 2025 abertas até 30 de junho! Se participou num projeto eTwinning que cumpre os requisitos para candidatura ao Selo Nacional de Qualidade (SNQ) 2025, esta é a sua oportunidade de ver o seu trabalho reconhecido! As candidaturas estão abertas até ao dia 30 de junho de 2025, pelo que se forem submetidas após essa data, só… (Ler mais)
selo escolas

Escolas distinguidas com o Selo Escola eTwinning 2025–2026 já anunciadas!

🏆 Já são conhecidos os vencedores do selo Escola eTwinning 2025–2026! Este reconhecimento celebra escolas de toda a Europa que demonstram um compromisso excecional com a colaboração, a inovação e a inclusão na educação. O selo Escola eTwinning é atribuído a estabelecimentos de ensino onde equipas de professores e líderes escolares trabalham em conjunto para integrar os valores… (Ler mais)
tema do ano

Webinar - Tema do ano

Convidamos os docentes a partilharem, no webinar que se realizará no dia 29 de abril de 2025, às 18:30, um projeto eTwinning desenvolvido no âmbito do tema do ano.  Procuramos projetos, durante os anos letivos 2023/2024 ou 2024/2025, que se enquadrem numa das seguintes áreas:  Cidadania Ativa;  Democracia e Juventude;  Direitos Humanos e Justiça;   Paz e Resolução de Conflitos… (Ler mais)
NoticiaPremios2025

Prémios Europeus eTwinning 2025

Felicitamos todos os vencedores dos Prémios Europeus eTwinning 2025. A lista de vencedores, das cinco categorias a prémios, foi divulgada no dia 21 de março, pelo Serviço Central de Apoio eTwinning, de Bruxelas. Apresentaram candidatura 1.191 projetos, sendo bons exemplos de trabalho colaborativo, desenvolvido na Plataforma European School Education Platform. Em particular, gostaríamos de… (Ler mais)