5.ª Sessão da Campanha "Regresso às Aulas" eTwinning

Regresso5

5.ª Sessão da Campanha "Regresso às Aulas" eTwinning:

Lançamento de novos Kits de Projetos relacionados com a Educação Ambiental e Sustentabilidade 

Na quinta sessão da campanha "Regresso às Aulas", promovida pelo eTwinning, foram apresentados dois novos Kits de Projetos que destacam a importância da educação ambiental e da sustentabilidade nas escolas.  

Erasmus+: "France and Portugal, Together for the Environment" 

O primeiro projeto apresentado foi o Kit da categoria Erasmus+, intitulado "France and Portugal, Together for the Environment", resultado de uma colaboração entre o Collège George Sand, em La Motte-Servolex, França, e o Agrupamento de Escolas Rio Arade, em Lagoa, Portugal, sob a coordenação da professora Cristina Jesus.  

Com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, 14 e 15, o projeto centrou-se na sustentabilidade ambiental e na internacionalização das práticas educativas. Os alunos portugueses e franceses participaram em atividades conjuntas através da plataforma eTwinning, culminando numa mobilidade Erasmus+ que permitiu aos estudantes portugueses visitarem a França. 

O kit promoveu uma experiência intercultural única, desenvolvendo competências em áreas como comunicação em inglês, uso de tecnologias digitais e consciencialização ambiental. O projeto também foi integrado no programa Eco-Escolas, reforçando o compromisso dos alunos com a sustentabilidade. 

"Save the Sea": Projeto Interdisciplinar para Alunos do 1.º e 2.º Ciclos 

O segundo projeto destacado foi o Kit "Save the Sea", desenvolvido por professores do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade (Ana Cristina Luísa, Ana Oliveira e Maria Itália Temudo) e do Agrupamento de Escolas de Palmela (Cristina Antão). Este projeto tem como principal objetivo incentivar os alunos a serem cidadãos proativos na proteção do ambiente, promovendo uma educação ambiental abrangente. 

A abordagem do projeto é interdisciplinar e transdisciplinar, envolvendo alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, com idades entre os 8 e os 14 anos. Entre os temas abordados estão a gestão de resíduos, o desenvolvimento de competências de pesquisa, pensamento crítico e resolução de problemas. Além disso, o projeto valoriza a participação ativa, cooperação e trabalho em equipa, utilizando tecnologias digitais para criar um ambiente de aprendizagem inovador e motivador. 

 

Desafios Criativos da Campanha 

Apelamos à participação nos desafios da campanha "Regresso às Aulas", que estão disponíveis até ao dia 25 de outubro. Os desafios incluem atividades como a Expressão Artística, a partilha de Memórias Escolares, Histórias e Património Local, e o Photo Quest, onde os participantes são convidados a fotografar momentos únicos do seu quotidiano. 

Os participantes também foram incentivados a participar no quiz interativo sobre os valores do eTwinning e na nuvem de palavras colaborativa, que destaca valores importantes para promover um ambiente escolar positivo. 

Os interessados podem participar no quiz interativo e nos desafios através dos links fornecidos: 

- Quiz.

- Nuvem de Palavras.

A campanha "Regresso às Aulas" continua a promover projetos inovadores e a incentivar a participação ativa dos alunos e professores até ao final do mês. 

A par da Campanha “Regresso às aulas” está a decorrer a campanha "Back to School" promovida pelo CSS. Esta semana destacamos a importância da cidadania ativa, um dos pilares centrais do tema anual de 2024/2025 – Educação para a Cidadania: Celebrando o que nos Une!. 

📚 Explore a secção de recursos juntando-se ao grupo eTwinning para mais informações.👉Citizenship education: celebrating what unites us | European School Education Platform (europa.eu) 

📰 Não deixe de consultar a newsletter, onde encontrará dicas e boas práticas. 

Junte-se a nós para celebrar este novo tema anual! 

 

Kit01F Kit02F

 



Mais novidades

partilhas

Partilhas à Quarta 2024/2025

Com o objetivo de divulgar práticas de referência de ensino e de aprendizagem, desenvolvidas no âmbito de projetos apoiados pela Direção-Geral da Educação (DGE)/Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), e pelo sétimo ano consecutivo, estão de volta as "Partilhas à Quarta" - um conjunto de 6 videoconferências, onde professores e alunos das nossas escolas, a nível nacional, terão a… (Ler mais)
Logo

Candidatura aos Prémios Europeus

Os professores envolvidos em projetos eTwinning distinguidos com o Selo Europeu de Qualidade têm agora a oportunidade de se candidatar aos Prémios Europeus. As candidaturas podem ser submetidas na Plataforma Europeia de Educação Escolar (ESEP) até 07 de janeiro de 2025.  Os Prémios Europeus destinam-se a reconhecer projetos eTwinning de elevada qualidade, promovendo a visibilidade das práticas… (Ler mais)
BilateralNoticia

Convite à Inscrição no Seminário Bilateral Portugal |Espanha

Os eTwinners portugueses interessados em participar no Seminário Bilateral Portugal-Espanha, que decorrerá online nos dias 27, 28 e 29 de novembro de 2024, entre as 16h00 e as 19h00, devem proceder à inscrição até ao próximo dia 22 de novembro. O Seminário Bilateral Portugal-Espanha é organizado pela Organização Nacional de Apoio (ONA) eTwinning Portugal, em… (Ler mais)
ITENoticia

Convite à Inscrição na Conferência ITE 2024

Os professores do ensino superior (Teacher Educators), da Formação Inicial de Professores, interessados em participar no primeiro dia da Conferência Europeia eTwinning ITE 2024, que será transmitida online no 28 de novembro de 2024, entre as 15h00 e as 16h45, devem proceder à inscrição até ao próximo dia 20 de novembro. A Conferência 28 de novembro, das 14h00 às 15h45.  Deste modo, se está… (Ler mais)
candidatura premios

Convite à Apresentação de Candidatura aos Prémios Nacionais eTwinning 2024

Os eTwinners portugueses que conquistaram o Selo Nacional de Qualidade (SNQ), em 2024, têm agora a oportunidade de submeter os seus projetos aos Prémios Nacionais eTwinning até ao dia 18 de novembro de 2024. Com a atribuição dos Prémios Nacionais eTwinning 2024, pretende-se reconhecer as práticas de referência e o impacto da inovação e da colaboração no desenvolvimento de projetos escolares. Por… (Ler mais)