Cerimónia de Entrega dos Prémios Nacionais eTwinning 2023

CerimoniaFinal

Celebrando a Inovação na Educação 

A Organização Nacional de Apoio eTwinning realizou, no dia 15 de dezembro de 2023, a tão aguardada Cerimónia de Entrega de Prémios Nacionais eTwinning. O evento teve lugar no Hotel Tivoli do Oriente, em Lisboa. Esta cerimónia visou reconhecer e homenagear os professores, alunos e diretores de todos os níveis de ensino, desde o pré-escolar ao ensino secundário, incluindo o ensino profissional, que se destacaram na implementação de projetos eTwinning ao longo do ano letivo de 2022/23. 

Laura Silva Maria, Coordenadora da Organização Nacional de Apoio eTwinning, deu início à cerimónia, dando as boas-vindas. Destacou a importância da colaboração internacional na educação e o papel dos projetos eTwinning no enriquecimento e na flexibilização do currículo. Ressaltou a significativa contribuição desses projetos na inovação educativa, impulsionando o trabalho colaborativo e fomentando uma cultura de inclusão na educação. 

De seguida, Virgínia Esteves, representante da Organização Nacional de Apoio, moderou a apresentação dos projetos vencedores, destacando o esforço e a dedicação dos professores e alunos envolvidos, bem como dos diretores que os apoiaram.  

Foram assim apresentados, pelos participantes, os projetos vencedores nas oito categorias definidas para o ano 2022/23: 

Pré-Escolar: "Little Citizens", EBI Francisco Ferreira Drummond, Angra do Heroísmo. 

1.º Ciclo do Ensino Básico: "Mathematics for Everyone", Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, Castelo Branco. (Prémio Nacional). 

"I am Child with My Rights", Agrupamento de Escolas de Ribeirão, Vila Nova de Famalicão. (Menção Honrosa). 

2.º Ciclo do Ensino Básico: "Mystery Land", Escola Agrupamento de Escolas de Silves. 

3.º Ciclo do Ensino Básico: "Un Voyage Musical en Europe", Agrupamento de Escolas Cego do Maio, Póvoa do Varzim. 

Ensino Secundário: "Tree Remember Me", Agrupamento de Escolas Santos Simões, Guimarães. 

Ensino Profissional: "Legends & Myths: Tourism Itineraries Between Culture and Enogastronomy" Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. 

Tema do Ano - Inovação e Educação: "Save the Sea", Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, Almada, e Agrupamento de Escolas de Palmela. 

Erasmus+: "France and Portugal: Together for the Environment", Agrupamento de Escolas Rio Arade, Lagoa. 

Após esse momento enriquecedor de partilha, durante o qual foram realçadas as estratégias pedagógicas inovadoras desenvolvidas com os alunos e o impacto positivo dos projetos eTwinning nas salas de aula, os participantes foram convidados a explorar os espaços “Mostra de Projetos”, reservados a cada projeto. A visita proporcionou uma visão concreta e detalhada dos resultados tangíveis, evidenciando a criatividade expressa nos trabalhos dos alunos. 

Seguiu-se o almoço, servido no hotel que proporcionou um momento de convívio entre os presentes. 

Deu-se continuidade às atividades com um exercício de Team Building, conhecido como o "Jogo da Caixa", meticulosamente organizado e coordenado pela experiente equipa da empresa 5p's. Durante esta dinâmica, os participantes foram desafiados a resolver enigmas, superar obstáculos e colaborar de forma eficaz para atingir objetivos comuns. O propósito ia além do reforço dos laços entre os membros da equipa; procurava-se fomentar competências essenciais como comunicação, resolução de problemas, pensamento crítico e colaboração, não só dentro de cada equipa, mas também entre as diversas equipas participantes, tendo o jogo culminado com a construção colaborativa do lema "Todos juntos somos mais fortes”. 

Após a dinâmica de Team Building, os participantes tiveram uma pausa para desfrutar das deliciosas iguarias regionais, generosamente partilhadas por todos. Este momento revigorante de comunhão gastronómica acrescentou um toque local à atmosfera do evento. 

De seguida, teve início o tão aguardado momento da Entrega de Prémios Nacionais eTwinning 2023. Nessa ocasião de reconhecimento público, os projetos foram destacados não apenas pela sua excelência técnica e pedagógica, mas também pela inovação, pela colaboração eficaz entre escolas e pela integração bem-sucedida das tecnologias de comunicação e informação que enriquecem, de forma criativa, o currículo e promovem aprendizagens significativas para todos os alunos. 

Na Sessão de Encerramento, Carla Lourenço, Chefe da Equipa Multidisciplinar da ERTE/DGE, salientou o caráter inovador dos projetos eTwinning, que proporcionam experiências pedagógicas inclusivas, enriquecedoras e transformadoras. Sublinhou o empenho tanto da Organização Nacional de Apoio eTwinning, quanto da sua dedicada equipa de embaixadores, cujo esforço conjunto contribuiu significativamente para o sucesso e impacto positivo do eTwinning na educação em Portugal.



Mais novidades

Primavera

Campanha Nacional da Primavera 2024

🌼Campanha Nacional da Primavera 2024🌼 Junte-se a nós no dia 1 de março às 12h30,🕦 para assistir à abertura da campanha que este ano será dedicada ao tema do ano: o “bem-estar na escola”🧘‍♂ 🔊Esteja atento/a aos desafios que serão lançados nas quatro sessões dinamizadas online. 🟠 O bem-estar nesta Primavera: 1 de março às 12h30 🟢 O digital e o bem-estar: 8 de… (Ler mais)
Candimg

Prazo da candidatura para o Selo de Escola eTwinning foi alargado!

📣 O período de candidatura para o Selo de Escola eTwinning foi alargado até ao dia 📅 15 de março, 22h59 WEST. Por isso, se reúne os 3 pré-requisitos para se poder candidatar, elencados abaixo, não perca esta oportunidade de ver reconhecido e valorizado o envolvimento, o compromisso e a dedicação da sua escola, onde professores, alunos e líderes escolares trabalham em 🙌 equipa.… (Ler mais)
ACD2

O eTwinning em Contexto de Sala de Aula

No dia 29 de fevereiro, decorreu na escola sede do AE António Rodrigues Sampaio - Esposende, uma ação de curta duração (ACD), com a duração de 3 horas, intitulada "O eTwinning em Contexto de Sala de Aula". Esta ACD foi organizada pelo Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende, em parceria com a Organização Nacional de Apoio, tendo como representante a… (Ler mais)
TorresVedras

Mas afinal… o que é o eTwinning?

No dia 21 de fevereiro, teve lugar no Auditório da Escola Secundária Henriques Nogueira, em Torres Vedras, uma ação de curta duração (ACD) de 3 horas, intitulada “Mas afinal…o que é o eTwinning?. Teve como   entidade formadora o Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, em parceria com a Organização Nacional de Apoio eTwinning PT, representada por Elsa Ramos, Embaixadora para a… (Ler mais)
IC

O eTwinning e a Integração Curricular

No dia 21 de fevereiro, realizou-se uma sessão online subordinada ao tema “O eTwinning e a Integração Curricular”. A sessão foi promovida pelo Agrupamento de Escolas de Carcavelos e contou, igualmente, com a presença de docentes do AE de São João do Estoril. O encontro foi dinamizado pela coordenadora da Organização Nacional de Apoio eTwinning PT, Laura Silva Maria, que abordou vários aspetos,… (Ler mais)