SUPER03

Abordagens criativas na aprendizagem da gramática

Conferência

A gramática é a temática central do SUPER03 – Abordagens criativas na aprendizagem da gramática, através do qual se pretende fazer uma exploração aprofundada sobre as interações, as produções discursivas e a implementação de práticas pedagógicas inovadoras, numa perspetiva de desenvolvimento das capacidades comunicativas dos alunos, orais e escritas, em interação com o ler e escrever.

A investigação sobre as práticas de ensino, as representações dos docentes e os materiais pedagógicos demonstram distância entre as orientações programáticas e a prática em contexto educativo. Em paralelo, emerge a dificuldade em implementar práticas regulares de observação e avaliação dos desempenhos dos alunos, insuficiência que deixa os professores com fundadas dúvidas sobre os métodos, as técnicas e os instrumentos a utilizar. Urge, assim, a necessidade de promover e desenvolver competências transversais e específicas, numa dinâmica de transversalidade com as demais disciplinas.

Casa do Professor

Temas

  • A aprendizagem da gramática: desafios e oportunidades.
  • Comunicação e gramática: os erros ortográficos e a credibilidade da mensagem.
  • Princípios pedagógico-didáticos para o ensino da gramática.
  • A avaliação da gramática: articulação com a leitura e a escrita.
  • Suportes para a autonomia da aprendizagem das línguas.
  • Articular saberes entre línguas e outras áreas disciplinares.

Objetivos

  • Criar conhecimento sobre competências transversais e específicas da língua, associadas aos domínios de interação verbal e escrita, com foco na gramática;
  • Desenvolver competências inovadoras nas dimensões científica, didática, pedagógica, social e ética alinhadas com o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória;
  • Partilhar experiências e práticas promotoras do desenvolvimento profissional dos docentes, assentes na articulação de procedimentos, estratégias, metodologias e trabalho colaborativo;
  • Aumentar as competências tecnológicas dos docentes, reconhecendo a relevância para a flexibilização curricular e a diversificação das estratégias de ensinar e aprender.

 

                              Programa                                                        Inscrição

 

Siga-nos nas redes sociais

Redes Sociais