ETWINNING ROAD VILA REAL: Curso de Formação de 15 horas

etwRoadVR

📚 Conclui-se, no dia 04 de dezembro de 2023, a formação eTwinning Road de Vila Real, cuja🎉 primeira sessão teve lugar, presencialmente, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real, entre as 9h00 e as 17h30, com a seguinte agenda: 

🌟 Sessão de Abertura, destacando-se as presenças de Alexandre Favaios, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Helena Correia, Diretora da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Carlos Santos Silva, Diretor do CFAEVR e Laura Silva Maria, ONA/ERTE/DGE. 

📌 Sessão Plenária - “O que é o eTwinning/ESEP”, a embaixadora eTwinning Sandra Pinto apresentou o eTwinning e as potencialidades da plataforma ESEP. 

🤝 Partilhas de Boas Práticas: Sessão de partilhas de boas práticas, moderada por Carla Mansilha, professora no Agrupamento de Escolas Abel Botelho. Os participantes Marisa Felgueiras, AE D. Sancho II, Alijó; Sandra Pinto, AE Morgado Mateus; Ana Alonso, AE D. Sancho II, Alijó; e Helena Botelho, AE General Serpa Pinto, Cinfães, partilharam projetos, dinâmicas e sugestões inovadoras. 

🗣️ Aprendizagens que Inspiram: Com moderação de Laura Silva Maria, ONA/ERTE/DGE, foram apresentados, por Dominique Costa e Iolanda Martins, exemplos de aprendizagens "Hands-on"; por Anabela Coelho, "Academia Digital para Pais - Escola Amiga dos Pais”; e por Isabel Veiga, “Utilização dos Kits Tecnológicos como Potenciadores da Aprendizagem”. 

📌 Sessões Plenárias: Por fim, António Mansilha apresentou exemplos de ambientes educativos inovadores e Carla Mansilha  enquadrou a Academia Júnior eTwinning, abordando as suas potencialidades no âmbito da missão das Escolas eTwinning. 

🌐 Sessões Online: Após a sessão presencial, seguiram-se quatro sessões online, abordando desde o registo na plataforma ESEP, passando pela elaboração colaborativa da planificação, submissão e dinamização do TwinSpace do projeto. As sessões online estiveram a cargo da equipa eTwinning, que garantiu uma formação prática, esclarecedora e produtiva. 

🖥️ Aprendizagem Digital Dinâmica: Durante as sessões online, os formandos exploraram desde conceitos básicos até técnicas mais avançadas, garantindo uma compreensão sólida da plataforma eTwinning ESEP. Esta aprendizagem digital dinâmica preparou-os para os novos desafios da escola, com alunos da geração digital. 

💡 Desenvolvimento Pessoal e Profissional: O eTwinning Road Vila Real não se limitou apenas a melhorar as competências técnicas dos participantes, mas também permitiu o seu desenvolvimento pessoal e profissional.   

📈 Participação Notável: A formação registou uma presença expressiva com 43 participantes, dos quais 37 terminaram com sucesso, demonstrando a importância que os professores portugueses atribuem ao eTwinning. 

👩‍🎓👨‍🎓 Feedback Positivo: Os participantes elogiaram a abordagem prática da formação, destacando a importância das dinâmicas do trabalho colaborativo e da utilização de ferramentas digitais, pois potenciam e propiciam um ambiente de aprendizagem diversificado e pedagogicamente rico. 🌟 



Mais novidades

premios europeus 2024

Prémios Europeus 2024

Felicitamos todos os vencedores dos Prémios Europeus eTwinning 2024. A lista de vencedores, das cinco categorias a prémios, foi divulgada no dia 26 de abril, pelo Serviço Central de Apoio eTwinning, de Bruxelas. Apresentaram candidatura 1284 projetos, sendo bons exemplos de trabalho colaborativo, desenvolvido na Plataforma European School Education Platform, que desde ano letivo anterior acolhe… (Ler mais)
mentores

Reunião Mensal de Mentores das Escolas eTwinning | Março

No dia 21 de março, a Organização Nacional de Apoio dinamizou a quinta reunião com os mentores e diretores das escolas com Selo de Escola eTwinning, uma sessão especialmente dedicada aos diretores dos Agrupamentos / Escolas não agrupadas, para conversar sobre o papel preponderante da direção na integração dos projetos na vida da instituição. Nessa reunião, além das partilhas na rubrica “10… (Ler mais)
Workshop

Workshop eTwinning

Durante a semana de 4 a 8 de março, o Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Maceira - Leiria, acolheu um grupo de dez professores provenientes de Jerez de la Frontera, Espanha, para a realização de uma atividade de Job Shadowing, onde se incluiu a dinamização de um workshop eTwinning. Os docentes tiveram oportunidade de conhecer a realidade do agrupamento, ao nível da sua dinâmica interna, da… (Ler mais)
Primavera

Campanha Nacional da Primavera 2024

🌼Campanha Nacional da Primavera 2024🌼 Junte-se a nós no dia 1 de março às 12h30,🕦 para assistir à abertura da campanha que este ano será dedicada ao tema do ano: o “bem-estar na escola”🧘‍♂ 🔊Esteja atento/a aos desafios que serão lançados nas quatro sessões dinamizadas online. 🟠 O bem-estar nesta Primavera: 1 de março às 12h30 🟢 O digital e o bem-estar: 8 de… (Ler mais)
Candimg

Prazo da candidatura para o Selo de Escola eTwinning foi alargado!

📣 O período de candidatura para o Selo de Escola eTwinning foi alargado até ao dia 📅 15 de março, 22h59 WEST. Por isso, se reúne os 3 pré-requisitos para se poder candidatar, elencados abaixo, não perca esta oportunidade de ver reconhecido e valorizado o envolvimento, o compromisso e a dedicação da sua escola, onde professores, alunos e líderes escolares trabalham em 🙌 equipa.… (Ler mais)