ETWINNING ROAD VILA REAL: Curso de Formação de 15 horas

etwRoadVR

📚 Conclui-se, no dia 04 de dezembro de 2023, a formação eTwinning Road de Vila Real, cuja🎉 primeira sessão teve lugar, presencialmente, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Real, entre as 9h00 e as 17h30, com a seguinte agenda: 

🌟 Sessão de Abertura, destacando-se as presenças de Alexandre Favaios, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Helena Correia, Diretora da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Carlos Santos Silva, Diretor do CFAEVR e Laura Silva Maria, ONA/ERTE/DGE. 

📌 Sessão Plenária - “O que é o eTwinning/ESEP”, a embaixadora eTwinning Sandra Pinto apresentou o eTwinning e as potencialidades da plataforma ESEP. 

🤝 Partilhas de Boas Práticas: Sessão de partilhas de boas práticas, moderada por Carla Mansilha, professora no Agrupamento de Escolas Abel Botelho. Os participantes Marisa Felgueiras, AE D. Sancho II, Alijó; Sandra Pinto, AE Morgado Mateus; Ana Alonso, AE D. Sancho II, Alijó; e Helena Botelho, AE General Serpa Pinto, Cinfães, partilharam projetos, dinâmicas e sugestões inovadoras. 

🗣️ Aprendizagens que Inspiram: Com moderação de Laura Silva Maria, ONA/ERTE/DGE, foram apresentados, por Dominique Costa e Iolanda Martins, exemplos de aprendizagens "Hands-on"; por Anabela Coelho, "Academia Digital para Pais - Escola Amiga dos Pais”; e por Isabel Veiga, “Utilização dos Kits Tecnológicos como Potenciadores da Aprendizagem”. 

📌 Sessões Plenárias: Por fim, António Mansilha apresentou exemplos de ambientes educativos inovadores e Carla Mansilha  enquadrou a Academia Júnior eTwinning, abordando as suas potencialidades no âmbito da missão das Escolas eTwinning. 

🌐 Sessões Online: Após a sessão presencial, seguiram-se quatro sessões online, abordando desde o registo na plataforma ESEP, passando pela elaboração colaborativa da planificação, submissão e dinamização do TwinSpace do projeto. As sessões online estiveram a cargo da equipa eTwinning, que garantiu uma formação prática, esclarecedora e produtiva. 

🖥️ Aprendizagem Digital Dinâmica: Durante as sessões online, os formandos exploraram desde conceitos básicos até técnicas mais avançadas, garantindo uma compreensão sólida da plataforma eTwinning ESEP. Esta aprendizagem digital dinâmica preparou-os para os novos desafios da escola, com alunos da geração digital. 

💡 Desenvolvimento Pessoal e Profissional: O eTwinning Road Vila Real não se limitou apenas a melhorar as competências técnicas dos participantes, mas também permitiu o seu desenvolvimento pessoal e profissional.   

📈 Participação Notável: A formação registou uma presença expressiva com 43 participantes, dos quais 37 terminaram com sucesso, demonstrando a importância que os professores portugueses atribuem ao eTwinning. 

👩‍🎓👨‍🎓 Feedback Positivo: Os participantes elogiaram a abordagem prática da formação, destacando a importância das dinâmicas do trabalho colaborativo e da utilização de ferramentas digitais, pois potenciam e propiciam um ambiente de aprendizagem diversificado e pedagogicamente rico. 🌟 



Mais novidades

Primavera

Campanha Nacional da Primavera 2024

🌼Campanha Nacional da Primavera 2024🌼 Junte-se a nós no dia 1 de março às 12h30,🕦 para assistir à abertura da campanha que este ano será dedicada ao tema do ano: o “bem-estar na escola”🧘‍♂ 🔊Esteja atento/a aos desafios que serão lançados nas quatro sessões dinamizadas online. 🟠 O bem-estar nesta Primavera: 1 de março às 12h30 🟢 O digital e o bem-estar: 8 de… (Ler mais)
Candimg

Prazo da candidatura para o Selo de Escola eTwinning foi alargado!

📣 O período de candidatura para o Selo de Escola eTwinning foi alargado até ao dia 📅 15 de março, 22h59 WEST. Por isso, se reúne os 3 pré-requisitos para se poder candidatar, elencados abaixo, não perca esta oportunidade de ver reconhecido e valorizado o envolvimento, o compromisso e a dedicação da sua escola, onde professores, alunos e líderes escolares trabalham em 🙌 equipa.… (Ler mais)
ACD2

O eTwinning em Contexto de Sala de Aula

No dia 29 de fevereiro, decorreu na escola sede do AE António Rodrigues Sampaio - Esposende, uma ação de curta duração (ACD), com a duração de 3 horas, intitulada "O eTwinning em Contexto de Sala de Aula". Esta ACD foi organizada pelo Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Barcelos e Esposende, em parceria com a Organização Nacional de Apoio, tendo como representante a… (Ler mais)
TorresVedras

Mas afinal… o que é o eTwinning?

No dia 21 de fevereiro, teve lugar no Auditório da Escola Secundária Henriques Nogueira, em Torres Vedras, uma ação de curta duração (ACD) de 3 horas, intitulada “Mas afinal…o que é o eTwinning?. Teve como   entidade formadora o Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, em parceria com a Organização Nacional de Apoio eTwinning PT, representada por Elsa Ramos, Embaixadora para a… (Ler mais)
IC

O eTwinning e a Integração Curricular

No dia 21 de fevereiro, realizou-se uma sessão online subordinada ao tema “O eTwinning e a Integração Curricular”. A sessão foi promovida pelo Agrupamento de Escolas de Carcavelos e contou, igualmente, com a presença de docentes do AE de São João do Estoril. O encontro foi dinamizado pela coordenadora da Organização Nacional de Apoio eTwinning PT, Laura Silva Maria, que abordou vários aspetos,… (Ler mais)