eTwinning – Um Desafio na Formação Inicial de Professores

ITE

No dia 16 de fevereiro de 2024, a Escola Superior de Educação do Porto acolheu o evento eTwinning: um Desafio na Formação Inicial de Professores, destinado tanto a professores como a estudantes de cursos de Formação Inicial de Professores, bem como a orientadores de estágio. O encontro registou uma participação significativa, envolvendo docentes e estudantes, proporcionando um ambiente ideal para a partilha de experiências e de conhecimentos, e ainda o contacto com a plataforma ESEP | eTwinning (European School Education Platform). 


Na sessão de abertura, Laura Maria, coordenadora da Organização Nacional de Apoio eTwinning, realçou a importância do desenvolvimento de projetos eTwinning na Formação Inicial de Professores e o seu impacto nas instituições de Ensino Superior (ITE). 

Elisabete Fiel, embaixadora ITE, conduziu uma sessão plenária dedicada à partilha de Kits de Projetos eTwinning e Boas Práticas, destacando um projeto exemplar na área da Geografia intitulado "Breaking Boundaries, Create Bonds". 

O seminário contou também com a participação de Virgínia Esteves, da Organização Nacional de Apoio eTwinning, e das embaixadoras para a Região Norte, Ana Ribeiro e Sandra Pinto, que dinamizaram um workshop sobre a plataforma ESEP (European School Education Platform) e o projeto eTwinning, explorando as funcionalidades do espaço pessoal na plataforma e os passos necessários para estabelecer parcerias eTwinning. 

Através da partilha de experiências e boas práticas, bem como da exploração das funcionalidades da plataforma ESEP, os participantes adquiriram conhecimentos e ferramentas essenciais para integrar, de forma inovadora, o eTwinning no seu percurso formativo. 

ITE3   ITE6   ITE4

ITE1   ITE7   ITE54



Mais novidades

BannerCidadania

Cidadania e Bem-Estar Digital: 20 Anos de eTwinning

Cidadania e Bem-Estar Digital: 20 Anos de eTwinning a Reinventar a Aprendizagem em Contextos Digitais A Conferência eTwinning 2025, dedicada à importância do bem-estar digital e da cidadania em ambiente escolar, decorre no próximo dia 28 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Promovido pelo projeto eTwinning, integrado na equipa da ERTE | Direção-Geral da… (Ler mais)
selo qualidade eTw

Candidatura a Selo Nacional de Qualidade eTwinning 2025

Candidaturas para o Selo Nacional de Qualidade eTwinning 2025 abertas até 30 de junho! Se participou num projeto eTwinning que cumpre os requisitos para candidatura ao Selo Nacional de Qualidade (SNQ) 2025, esta é a sua oportunidade de ver o seu trabalho reconhecido! As candidaturas estão abertas até ao dia 30 de junho de 2025, pelo que se forem submetidas após essa data, só… (Ler mais)
selo escolas

Escolas distinguidas com o Selo Escola eTwinning 2025–2026 já anunciadas!

🏆 Já são conhecidos os vencedores do selo Escola eTwinning 2025–2026! Este reconhecimento celebra escolas de toda a Europa que demonstram um compromisso excecional com a colaboração, a inovação e a inclusão na educação. O selo Escola eTwinning é atribuído a estabelecimentos de ensino onde equipas de professores e líderes escolares trabalham em conjunto para integrar os valores… (Ler mais)
tema do ano

Webinar - Tema do ano

Convidamos os docentes a partilharem, no webinar que se realizará no dia 29 de abril de 2025, às 18:30, um projeto eTwinning desenvolvido no âmbito do tema do ano.  Procuramos projetos, durante os anos letivos 2023/2024 ou 2024/2025, que se enquadrem numa das seguintes áreas:  Cidadania Ativa;  Democracia e Juventude;  Direitos Humanos e Justiça;   Paz e Resolução de Conflitos… (Ler mais)
NoticiaPremios2025

Prémios Europeus eTwinning 2025

Felicitamos todos os vencedores dos Prémios Europeus eTwinning 2025. A lista de vencedores, das cinco categorias a prémios, foi divulgada no dia 21 de março, pelo Serviço Central de Apoio eTwinning, de Bruxelas. Apresentaram candidatura 1.191 projetos, sendo bons exemplos de trabalho colaborativo, desenvolvido na Plataforma European School Education Platform. Em particular, gostaríamos de… (Ler mais)