
Formação de Desenvolvimento Profissional STEM eTwinning realizado na Albânia com participação da ONA portuguesa
Entre os dias 24 e 26 de março de 2025, realizou-se na cidade de Shkodër, na Albânia, o seminário internacional eTwinning intitulado "ESEP/eTwinning como uma oportunidade para professores de STEM", promovido pela Organização Nacional de Apoio (ONA) da Albânia. O evento reuniu professores de vários países e das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
O seminário teve como principal objetivo proporcionar um espaço de formação, reflexão e partilha de práticas pedagógicas no domínio do ensino das disciplinas STEM, promovendo ainda o contacto entre docentes para a criação de novas parcerias internacionais no âmbito do projeto eTwinning.
No primeiro dia do seminário, marcaram presença representantes regionais da área da educação, que acolheram calorosamente todos os participantes, dando a conhecer o funcionamento do sistema educativo albanês e a importância do eTwinning no contexto nacional.
Ao longo dos três dias de atividades, os participantes tiveram a oportunidade de explorar o potencial pedagógico da plataforma ESEP|eTwinning, conhecer projetos de referência, participar em sessões práticas e colaborar no planeamento de novos projetos transnacionais a implementar nas suas escolas.
A Organização Nacional de Apoio (ONA) de Portugal esteve representada pela coordenadora nacional, Laura Maria, e por Virgínia Esteves, que colaboraram ativamente com a ONA da Albânia, apoiando os participantes nas atividades de registo e utilização da plataforma ESEP|eTwinning, bem como na organização e funcionamento geral do seminário. A presença da equipa portuguesa teve como objetivos, não só a participação no evento de formação, mas também a observação do modelo organizativo, com vista à sua eventual replicação em futuros eventos a organizar por Portugal.
A participação portuguesa reforçou o compromisso com a internacionalização da educação, a promoção do trabalho colaborativo entre escolas europeias — especialmente nas áreas STEM — e o estreitamento das relações entre as Organizações Nacionais de Apoio eTwinning.
Para além do programa formativo, destacou-se o programa cultural cuidadosamente preparado pela equipa anfitriã, que incluiu uma visita a uma escola com apresentação de trabalhos por parte dos alunos, bem como momentos de descoberta da gastronomia, história, folclore e cultura albanesa. A forma calorosa como a ONA de Portugal foi recebida constitui, sem dúvida, um dos aspetos mais marcantes da experiência.
O evento proporcionou aprendizagens significativas, o alargamento da rede de contactos e decorreu num ambiente de grande colaboração e cordialidade. Mais uma vez, o eTwinning demonstrou a sua capacidade de aproximar culturas e professores de toda a Europa.
O balanço final do seminário foi extremamente positivo, destacando-se a qualidade das sessões formativas, a cooperação entre participantes e o entusiasmo dos docentes envolvidos.