
6.ª sessão da iniciativa “Partilhas à Quarta” dedicada à Inteligência Artificial (IA) na Educação e aos projetos eTwinning com recurso à IA
Esta sessão das Partilhas à Quarta foi dedicada ao tema “Inteligência Artificial na Educação” e contou com a participação de Ricardo Cruz, investigador e especialista na área. Foram abordados os conceitos fundamentais da Inteligência Artificial (IA), a sua evolução e as suas implicações no contexto educativo. Foram, ainda, exploradas oportunidades e desafios da integração da IA nas práticas pedagógicas, bem como questões éticas e educativas, incluindo a literacia digital crítica, a proteção de dados, a autoria e a autonomia dos alunos. Nesta partilha pretendeu-se lançar a reflexão sobre o papel da escola face às rápidas transformações tecnológicas, promovendo uma abordagem informada, ética e pedagógica na utilização da IA nos processos de ensino e aprendizagem.
De seguida as professoras Carla Gabriela Sousa e Manuela Maria Baptista apresentaram o projeto “AI for Wellness: Nurturing Young Minds". Um projeto internacional que envolveu escolas da Bulgária, Portugal e Turquia e que teve como objetivo central explorar a interseção entre a Inteligência Artificial (IA) e o bem-estar dos jovens.
Por fim os embaixadores eTwinning Susana Rodrigues e Paulo Ribeiro apresentaram "Vozes digitais: IA e eTwinning em Podcast".
A apresentação abordou como a criação de podcasts, com o apoio da Inteligência Artificial, pode enriquecer projetos eTwinning, promovendo a criatividade, a colaboração e a voz ativa dos alunos. Foram também partilhadas ideias práticas para integrar estas ferramentas em contextos educativos inovadores.
Após os momentos de partilha, os participantes tiveram a oportunidade de colocar questões aos oradores, criando-se um espaço de troca de experiências e reflexão sobre práticas pedagógicas inovadoras. O debate realçou a importância da aprendizagem colaborativa, da interdisciplinaridade e do desenvolvimento das competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, incentivando os docentes a explorar novas abordagens no ensino.
Para mais informações, consulte a página da iniciativa Partilhas à Quarta.