Seminário eTwinning na Formação Inicial de Professores - Açores

banner ITE

A Universidade dos Açores uma sessão de divulgação "eTwinning na Formação Inicial de Professores", uma iniciativa integrada no âmbito da Formação Inicial de Professores (ITE), destinada aos alunos do curso via ensino.

A sessão teve início com o enquadramento geral apresentado por Laura Maria e Virgínia Esteves, da Organização Nacional de Apoio (ONA) eTwinning, que destacaram a importância do eTwinning na formação dos futuros professores. A abordagem centrou-se na valorização das competências digitais, pedagógicas e colaborativas, essenciais para uma docência inovadora e alinhada com as exigências do século XXI.

Seguiu-se a apresentação de Marisa Lucas, da equipa ERTE da Direção-Geral da Educação (DGE), que trouxe uma visão abrangente sobre Cidadania Digital e as diversas iniciativas da DGE/ERTE no apoio à integração das tecnologias na educação. Foram exploradas oportunidades que permitem aos professores em formação desenvolver práticas pedagógicas inovadoras, seguras e responsáveis, através do uso das ferramentas eTwinning e do envolvimento em projetos de cooperação internacional.

A iniciativa revelou-se altamente enriquecedora, despertando o interesse dos participantes pelo eTwinning enquanto ferramenta de internacionalização do ensino, inovação pedagógica e desenvolvimento de competências digitais e colaborativas. Os futuros professores reconheceram o impacto positivo da plataforma no seu percurso formativo e manifestaram entusiasmo em explorar as diversas iniciativas da DGE/ERTE no apoio à transformação digital na educação.

Com o envolvimento e entusiasmo demonstrados, fica evidente que o eTwinning continuará a desempenhar um papel fundamental na formação de professores, promovendo uma educação mais colaborativa, digital e global.

ITE01 ITE02 ITE03

ITE04

 

ITE05 ITE06



Mais novidades

BannerCidadania

Cidadania e Bem-Estar Digital: 20 Anos de eTwinning

Cidadania e Bem-Estar Digital: 20 Anos de eTwinning a Reinventar a Aprendizagem em Contextos Digitais A Conferência eTwinning 2025, dedicada à importância do bem-estar digital e da cidadania em ambiente escolar, decorre no próximo dia 28 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Promovido pelo projeto eTwinning, integrado na equipa da ERTE | Direção-Geral da… (Ler mais)
selo qualidade eTw

Candidatura a Selo Nacional de Qualidade eTwinning 2025

Candidaturas para o Selo Nacional de Qualidade eTwinning 2025 abertas até 30 de junho! Se participou num projeto eTwinning que cumpre os requisitos para candidatura ao Selo Nacional de Qualidade (SNQ) 2025, esta é a sua oportunidade de ver o seu trabalho reconhecido! As candidaturas estão abertas até ao dia 30 de junho de 2025, pelo que se forem submetidas após essa data, só… (Ler mais)
selo escolas

Escolas distinguidas com o Selo Escola eTwinning 2025–2026 já anunciadas!

🏆 Já são conhecidos os vencedores do selo Escola eTwinning 2025–2026! Este reconhecimento celebra escolas de toda a Europa que demonstram um compromisso excecional com a colaboração, a inovação e a inclusão na educação. O selo Escola eTwinning é atribuído a estabelecimentos de ensino onde equipas de professores e líderes escolares trabalham em conjunto para integrar os valores… (Ler mais)
tema do ano

Webinar - Tema do ano

Convidamos os docentes a partilharem, no webinar que se realizará no dia 29 de abril de 2025, às 18:30, um projeto eTwinning desenvolvido no âmbito do tema do ano.  Procuramos projetos, durante os anos letivos 2023/2024 ou 2024/2025, que se enquadrem numa das seguintes áreas:  Cidadania Ativa;  Democracia e Juventude;  Direitos Humanos e Justiça;   Paz e Resolução de Conflitos… (Ler mais)
NoticiaPremios2025

Prémios Europeus eTwinning 2025

Felicitamos todos os vencedores dos Prémios Europeus eTwinning 2025. A lista de vencedores, das cinco categorias a prémios, foi divulgada no dia 21 de março, pelo Serviço Central de Apoio eTwinning, de Bruxelas. Apresentaram candidatura 1.191 projetos, sendo bons exemplos de trabalho colaborativo, desenvolvido na Plataforma European School Education Platform. Em particular, gostaríamos de… (Ler mais)