Seminário eTwinning na Formação Inicial de Professores - Açores

banner ITE

A Universidade dos Açores uma sessão de divulgação "eTwinning na Formação Inicial de Professores", uma iniciativa integrada no âmbito da Formação Inicial de Professores (ITE), destinada aos alunos do curso via ensino.

A sessão teve início com o enquadramento geral apresentado por Laura Maria e Virgínia Esteves, da Organização Nacional de Apoio (ONA) eTwinning, que destacaram a importância do eTwinning na formação dos futuros professores. A abordagem centrou-se na valorização das competências digitais, pedagógicas e colaborativas, essenciais para uma docência inovadora e alinhada com as exigências do século XXI.

Seguiu-se a apresentação de Marisa Lucas, da equipa ERTE da Direção-Geral da Educação (DGE), que trouxe uma visão abrangente sobre Cidadania Digital e as diversas iniciativas da DGE/ERTE no apoio à integração das tecnologias na educação. Foram exploradas oportunidades que permitem aos professores em formação desenvolver práticas pedagógicas inovadoras, seguras e responsáveis, através do uso das ferramentas eTwinning e do envolvimento em projetos de cooperação internacional.

A iniciativa revelou-se altamente enriquecedora, despertando o interesse dos participantes pelo eTwinning enquanto ferramenta de internacionalização do ensino, inovação pedagógica e desenvolvimento de competências digitais e colaborativas. Os futuros professores reconheceram o impacto positivo da plataforma no seu percurso formativo e manifestaram entusiasmo em explorar as diversas iniciativas da DGE/ERTE no apoio à transformação digital na educação.

Com o envolvimento e entusiasmo demonstrados, fica evidente que o eTwinning continuará a desempenhar um papel fundamental na formação de professores, promovendo uma educação mais colaborativa, digital e global.

ITE01 ITE02 ITE03

ITE04

 

ITE05 ITE06



Mais novidades

boas ferias

Boas Férias, eTwinners!

À medida que encerramos mais um ano letivo, a Equipa eTwinning PT deseja agradecer a todos os professores, educadores, alunos e escolas que fizeram parte ativa da nossa comunidade ao longo de 2024/2025.  Foi um ano repleto de projetos criativos, colaboração europeia e partilhas inspiradoras. A vossa dedicação ao ensino, à cidadania digital e ao trabalho colaborativo continua a dar vida ao… (Ler mais)
Aje

Vencedores da Academia Júnior eTwinning (AJE) 2024/2025

A edição 2024/2025 da Academia Júnior eTwinning (AJE) revelou, mais uma vez, a criatividade, empenho e espírito de colaboração das escolas portuguesas.  Foram muitos os desafios superados com sucesso, desde o Pré-escolar até ao Ensino Secundário.  Com grande orgulho, anunciamos os vencedores desta edição, organizados por nível e subcategoria:  🟡 AJE INICIAL  👶 Desafio 01 … (Ler mais)
Reunião de mentores junho

Balanço 2024/2025

No dia 18 de junho de 2025, realizou-se mais uma Reunião de Mentores eTwinning, num encontro online que juntou dezenas de educadores dedicados ao desenvolvimento da comunidade educativa digital. O evento, conduzido pela equipa eTwinning PT, serviu de momento de balanço, partilha de conquistas e inspiração para os desafios do futuro.  A sessão teve início com as boas-vindas de Laura Silva Maria,… (Ler mais)
Conf. eTw

Cidadania e Bem-Estar Digital 20 Anos de eTwinning

Cidadania e Bem-Estar Digital 20 Anos de eTwinning a Reinventar a Aprendizagem em Contextos Digitais  A conferência “Cidadania e Bem-Estar Digital: 20 Anos de eTwinning — a Reinventar a Aprendizagem em Contextos Digitais” teve lugar no dia 28 de maio de 2025, na Fundação Calouste Gulbenkian. A iniciativa foi promovida pelo projeto eTwinning, integrado na Equipa de Recursos e… (Ler mais)
Sif

Lisboa recebe o School Innovation Forum 2025

Lisboa recebe o School Innovation Forum 2025 sobre bem-estar digital na educação    Decorreu em Lisboa, nos dias 27 e 28 de maio, o School Innovation Forum 25 (#SchoolI25), subordinado ao tema “Bem-estar Digital: Navegar na Tecnologia nas Escolas”. O evento reuniu especialistas e educadores de diversos países europeus para debater o equilíbrio entre o uso da tecnologia e o bem-… (Ler mais)