Conferência

SUPER03

Abordagens criativas na aprendizagem da gramática

Conferência

A gramática é a temática central do SUPER03 – Abordagens criativas na aprendizagem da gramática, através do qual se pretende fazer uma exploração aprofundada sobre as interações, as produções discursivas e a implementação de práticas pedagógicas inovadoras, numa perspetiva de desenvolvimento das capacidades comunicativas dos alunos, orais e escritas, em interação com o ler e escrever.

A investigação sobre as práticas de ensino, as representações dos docentes e os materiais pedagógicos demonstram distância entre as orientações programáticas e a prática em contexto educativo. Em paralelo, emerge a dificuldade em implementar práticas regulares de observação e avaliação dos desempenhos dos alunos, insuficiência que deixa os professores com fundadas dúvidas sobre os métodos, as técnicas e os instrumentos a utilizar. Urge, assim, a necessidade de promover e desenvolver competências transversais e específicas, numa dinâmica de transversalidade com as demais disciplinas.

Casa do Professor

Temas

  • A aprendizagem da gramática: desafios e oportunidades.
  • Comunicação e gramática: os erros ortográficos e a credibilidade da mensagem.
  • Princípios pedagógico-didáticos para o ensino da gramática.
  • A avaliação da gramática: articulação com a leitura e a escrita.
  • Suportes para a autonomia da aprendizagem das línguas.
  • Articular saberes entre línguas e outras áreas disciplinares.

Objetivos

  • Criar conhecimento sobre competências transversais e específicas da língua, associadas aos domínios de interação verbal e escrita, com foco na gramática;
  • Desenvolver competências inovadoras nas dimensões científica, didática, pedagógica, social e ética alinhadas com o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória;
  • Partilhar experiências e práticas promotoras do desenvolvimento profissional dos docentes, assentes na articulação de procedimentos, estratégias, metodologias e trabalho colaborativo;
  • Aumentar as competências tecnológicas dos docentes, reconhecendo a relevância para a flexibilização curricular e a diversificação das estratégias de ensinar e aprender.

 

                              Programa                                                        Inscrição

 

Siga-nos nas redes sociais

Redes Sociais



Mais novidades

parabéns

eTwinning Day 2024

O eTwinning é parte integrante do programa Erasmus+, alojado desde o ano passado na ESEP, da Comissão Europeia, revelando-se uma plataforma segura, onde professores e alunos de 46 países diferentes podem colaborar, partilhar ideias e aprender uns com os outros através de projetos colaborativos. Esta iniciativa é fundamental porque ultrapassa as fronteiras físicas e culturais, promovendo uma… (Ler mais)
Formacao

Conversas em Rede - O eTwinning e o Trabalho de Projeto

A iniciativa Conversas em Rede é promovida pelo CFAE VNF, em parceria com os CFAE de Barcelos e Esposende, Braga Sul, Sá de Miranda, Póvoa do Varzim e Vila do Conde e Alto Cávado.   No passado dia 30 de abril realizou-se a sessão subordinada ao tema Metodologia de Projeto, que foi dinamizada pela coordenadora da ONA eTwinning, Laura Silva Maria.   Durante este encontro online foram abordadas… (Ler mais)
premios europeus 2024

Prémios Europeus 2024

Felicitamos todos os vencedores dos Prémios Europeus eTwinning 2024. A lista de vencedores, das cinco categorias a prémios, foi divulgada no dia 26 de abril, pelo Serviço Central de Apoio eTwinning, de Bruxelas. Apresentaram candidatura 1284 projetos, sendo bons exemplos de trabalho colaborativo, desenvolvido na Plataforma European School Education Platform, que desde ano letivo anterior acolhe… (Ler mais)
PDW

eTwinning Ambassadors as advocates for a whole-school approach to well-being

No cenário educativo atual, onde o bem-estar de alunos e professores e o ambiente escolar positivo são cada vez mais reconhecidos como fundamentais para o sucesso académico e pessoal, especialistas em educação de todo o mundo estão a unir esforços para promover uma abordagem abrangente ao bem-estar nas escolas.   Nesse contexto, o curso eTwinning Ambassadors as advocates for a whole-school… (Ler mais)
mentores

Reunião Mensal de Mentores das Escolas eTwinning | Março

No dia 21 de março, a Organização Nacional de Apoio dinamizou a quinta reunião com os mentores e diretores das escolas com Selo de Escola eTwinning, uma sessão especialmente dedicada aos diretores dos Agrupamentos / Escolas não agrupadas, para conversar sobre o papel preponderante da direção na integração dos projetos na vida da instituição. Nessa reunião, além das partilhas na rubrica “10… (Ler mais)