O Plano de Transição Digital, nas Escolas associadas ao EduFor - Sessão de divulgação do eTwinning

ImgEvento

No dia 24 de janeiro de 2024, a embaixadora para a Região do Centro dinamizou uma sessão informativa online sobre o eTwinning, com a duração de uma hora e com o objetivo de apresentar as potencialidades do eTwinning na promoção da aprendizagem ativa com recurso às TIC.

A sessão teve como público-alvo elementos das Equipas dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), dos agrupamentos associadas do EduFor, com interesse em explorar as potencialidades do eTwinning em contexto educativo. Esta sessão foi moderada pelo embaixador digital, José Couto.

Após uma introdução sobre o papel crucial das tecnologias digitais na educação contemporânea e a importância da internacionalização do currículo, foi dada uma visão geral do eTwinning como uma plataforma eficaz para a promoção da colaboração educativa entre escolas de toda a Europa e do mundo.

Ao longo da sessão, foram destacadas as potencialidades do eTwinning, com ênfase na criação de projetos colaborativos e no intercâmbio cultural entre alunos e professores.

Foi apresentada a Plataforma Europeia de Educação Escolar (ESEP), e a área eTwinning, a qual disponibiliza kits de projeto, exemplos práticos e testemunhos, entre muitas outras coisas. A comunidade eTwinnig é a maior rede de aprendizagem, comunicação e colaboração europeia online, permitindo o desenvolvimento de projetos, partilhando e aprendendo juntos, ao ritmo de cada um e de acordo com os interesses dos participantes.

Foram ainda elencadas as várias estruturas de apoio existentes, bem como as diferentes atividades de apoio e de partilhas de boas práticas, dinamizadas pela Organização Nacional de Apoio (ONA) do eTwinning PT, como por exemplo, as iniciativas mensais, Reunião de Mentores e SOS eTwinning.

A embaixadora realçou, em particular, que o eTwinning se destaca por valorizar a integração curricular, permitindo aos alunos enriquecerem as suas aprendizagens, ao desenvolverem competências e conhecimentos em contexto colaborativo e intercultural. Além disso, foi realçado o impacto significativo no desenvolvimento das competências digitais dos professores e no seu desenvolvimento profissional. A sessão teve como ponto alto a demonstração de uma prática eTwinning e a sua sinergia com o Programa Erasmus+, através do visionamento de um vídeo.

Foram partilhadas as várias redes de sociais do eTwinning, nomeadamente, Facebook, Instagram e X, bem como o site eTwinning.pt, destacando-se ainda a Newsletter de dezembro de 2023, divulgada para manter a comunidade informada sobre as atividades da ONA.

A sessão foi encerrada com a disponibilização de recursos adicionais e a indicação do link de inscrição para os interessados em participar em futuras atividades relacionadas com o eTwinning.



Mais novidades

premios europeus 2024

Prémios Europeus 2024

Felicitamos todos os vencedores dos Prémios Europeus eTwinning 2024. A lista de vencedores, das cinco categorias a prémios, foi divulgada no dia 26 de abril, pelo Serviço Central de Apoio eTwinning, de Bruxelas. Apresentaram candidatura 1284 projetos, sendo bons exemplos de trabalho colaborativo, desenvolvido na Plataforma European School Education Platform, que desde ano letivo anterior acolhe… (Ler mais)
mentores

Reunião Mensal de Mentores das Escolas eTwinning | Março

No dia 21 de março, a Organização Nacional de Apoio dinamizou a quinta reunião com os mentores e diretores das escolas com Selo de Escola eTwinning, uma sessão especialmente dedicada aos diretores dos Agrupamentos / Escolas não agrupadas, para conversar sobre o papel preponderante da direção na integração dos projetos na vida da instituição. Nessa reunião, além das partilhas na rubrica “10… (Ler mais)
Workshop

Workshop eTwinning

Durante a semana de 4 a 8 de março, o Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Maceira - Leiria, acolheu um grupo de dez professores provenientes de Jerez de la Frontera, Espanha, para a realização de uma atividade de Job Shadowing, onde se incluiu a dinamização de um workshop eTwinning. Os docentes tiveram oportunidade de conhecer a realidade do agrupamento, ao nível da sua dinâmica interna, da… (Ler mais)
Primavera

Campanha Nacional da Primavera 2024

🌼Campanha Nacional da Primavera 2024🌼 Junte-se a nós no dia 1 de março às 12h30,🕦 para assistir à abertura da campanha que este ano será dedicada ao tema do ano: o “bem-estar na escola”🧘‍♂ 🔊Esteja atento/a aos desafios que serão lançados nas quatro sessões dinamizadas online. 🟠 O bem-estar nesta Primavera: 1 de março às 12h30 🟢 O digital e o bem-estar: 8 de… (Ler mais)
Candimg

Prazo da candidatura para o Selo de Escola eTwinning foi alargado!

📣 O período de candidatura para o Selo de Escola eTwinning foi alargado até ao dia 📅 15 de março, 22h59 WEST. Por isso, se reúne os 3 pré-requisitos para se poder candidatar, elencados abaixo, não perca esta oportunidade de ver reconhecido e valorizado o envolvimento, o compromisso e a dedicação da sua escola, onde professores, alunos e líderes escolares trabalham em 🙌 equipa.… (Ler mais)