Reunião Mensal de Mentores das Escolas eTwinning | Fevereiro

Mentores

A quarta reunião com os mentores e diretores das escolas com Selo eTwinning teve lugar no dia 15 de fevereiro e foi dedicada ao tema da Segurança na Internet, que marcou o tema do mês, em que se celebra, anualmente, o Dia da Internet Mais Segura, um evento que procura promover a utilização mais informada, mais crítica e mais segura da Internet. 

Após as boas-vindas por parte de Laura Maria, da Organização Nacional de Apoio, a embaixadora Maria Silva fez o ponto da situação relativamente ao processo de inscrição na iniciativa Academia Junior eTwinning (AJE) para o ano de 2023/24 e relembrando os desafios lançados para as novas academias e para as já em funcionamento em anos anteriores, nas categorias de Iniciados e Experts, cuja apresentação pode ser consultada 👉aqui.  

Ao longo da reunião, a equipa de embaixadores foi esclarecendo outras dúvidas referentes à AJE. 

O tema da Segurança na Internet foi introduzido pela convidada Ruth Ferrony, representante do Centro Nacional de Cibersegurança, que reforçou a importância dessa temática, especialmente em projetos de colaboração online, como os projetos eTwinning, com vista a garantir ambientes seguros para os alunos envolvidos.  

Ainda sobre a questão da cibersegurança, e especialmente nos projetos eTwinning, Luís Ferreira, representante da ONA, falou sobre o eSafety Label  (Selo de Segurança Digital), reforçando a sua importância para as escolas distinguidas com o Selo Escola eTwinning, apresentando exemplos de boas práticas para promover um ambiente digital seguro e responsável. 

Foi lançado o desafio “10 Minutos com o Mentor”, dedicado ao tema “A integração dos projetos na vida da escola”, para a próxima reunião de mentores, que terá lugar no dia 21 de março de 2024. Assim, foi reforçado o convite aos diretores para que possam compreenderem melhor o impacto positivo dos projetos eTwinning nas instituições de ensino e ressaltar o papel fundamental das direções na integração dessas iniciativas. 

 
🚩 Data-limite para submissão - 11 de março 2024   


Foi expresso o agradecimento pela presença dos diretores e reiterada a importância da sua participação nas reuniões de mentores.  A colaboração de toda a comunidade educativa é fundamental para o sucesso contínuo dos projetos eTwinning, consolidando o compromisso de proporcionar experiências enriquecedoras e seguras para os alunos envolvidos. 

A reunião finalizou com informações sobre a Formação Europeia e a Campanha da Primavera, que decorrerá durante o mês de março. 

 

mentores1   mentores2mentores3   mentores4



Mais novidades

premios europeus 2024

Prémios Europeus 2024

Felicitamos todos os vencedores dos Prémios Europeus eTwinning 2024. A lista de vencedores, das cinco categorias a prémios, foi divulgada no dia 26 de abril, pelo Serviço Central de Apoio eTwinning, de Bruxelas. Apresentaram candidatura 1284 projetos, sendo bons exemplos de trabalho colaborativo, desenvolvido na Plataforma European School Education Platform, que desde ano letivo anterior acolhe… (Ler mais)
mentores

Reunião Mensal de Mentores das Escolas eTwinning | Março

No dia 21 de março, a Organização Nacional de Apoio dinamizou a quinta reunião com os mentores e diretores das escolas com Selo de Escola eTwinning, uma sessão especialmente dedicada aos diretores dos Agrupamentos / Escolas não agrupadas, para conversar sobre o papel preponderante da direção na integração dos projetos na vida da instituição. Nessa reunião, além das partilhas na rubrica “10… (Ler mais)
Workshop

Workshop eTwinning

Durante a semana de 4 a 8 de março, o Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Maceira - Leiria, acolheu um grupo de dez professores provenientes de Jerez de la Frontera, Espanha, para a realização de uma atividade de Job Shadowing, onde se incluiu a dinamização de um workshop eTwinning. Os docentes tiveram oportunidade de conhecer a realidade do agrupamento, ao nível da sua dinâmica interna, da… (Ler mais)
Primavera

Campanha Nacional da Primavera 2024

🌼Campanha Nacional da Primavera 2024🌼 Junte-se a nós no dia 1 de março às 12h30,🕦 para assistir à abertura da campanha que este ano será dedicada ao tema do ano: o “bem-estar na escola”🧘‍♂ 🔊Esteja atento/a aos desafios que serão lançados nas quatro sessões dinamizadas online. 🟠 O bem-estar nesta Primavera: 1 de março às 12h30 🟢 O digital e o bem-estar: 8 de… (Ler mais)
Candimg

Prazo da candidatura para o Selo de Escola eTwinning foi alargado!

📣 O período de candidatura para o Selo de Escola eTwinning foi alargado até ao dia 📅 15 de março, 22h59 WEST. Por isso, se reúne os 3 pré-requisitos para se poder candidatar, elencados abaixo, não perca esta oportunidade de ver reconhecido e valorizado o envolvimento, o compromisso e a dedicação da sua escola, onde professores, alunos e líderes escolares trabalham em 🙌 equipa.… (Ler mais)