Reunião Mensal de Mentores das Escolas eTwinning | Janeiro

MentoresJan2024

Realizou-se, no dia 18 de janeiro, a terceira reunião da equipa eTwinning com os mentores e os diretores das escolas eTwinning 2023/2024. Laura Maria, coordenadora da Organização Nacional de Apoio eTwinning, apresentou o desafio lançado na reunião de novembro, que consistia em partilhar, num Padlet, uma apresentação recorrendo à ferramenta de inteligência artificial D-ID. Este mural será disponibilizado, brevemente, para dar a conhecer, à comunidade eTwinning portuguesa, os nossos mentores.

De seguida, Luís Gonçalves, diretor do Agrupamento de Escolas Martim de Freitas e ex-embaixador eTwinning, fez uma comunicação intitulada a “Academia eTwinning Júnior (AJE) - O que é e como surgiu...”. As embaixadoras eTwinning, Ana Ribeiro, Carla Louro, Goreti Alves e Sandra Pinto, divulgaram os tão aguardados desafios para este ano letivo. As novas escolas eTwinning foram desafiadas a criar a sua AJE, incentivando os alunos a eleger um mentor júnior, criar um logotipo e um cartaz de divulgação da AJE. Às escolas com AJE ativas, foram lançados os seguintes desafios:

  • Iniciados (alunos até ao 6.º ano de escolaridade) - “Instantes históricos: recriando o 25 de abril, na perspetiva dos alunos” (recriação histórica de fotografias do 25 de Abril);
  • Experts (entre 7.º e 12.º anos de escolaridade) - “Vozes do passado: experiências de bem-estar na época do 25 de abril” (entrevista com pessoas que tinha a idade dos alunos em 1974).

As AJE foram ainda incentivadas a elaborar um vídeo-resumo das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo.

Na rubrica “10 Minutos com o Mentor”, Susana Carrilho, mentora do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca da Lousada, apresentou o projeto eTwinning "Titan's Researchers". A partilha focou exemplos relacionados com a integração da inteligência artificial num projeto que seguiu uma abordagem de aprendizagem baseada em jogos (game-based learning).

No final da reunião, foi enunciado o desafio para a próxima edição do desafio “10 Minutos com o Mentor”, dedicado ao tema “Segurança Digital”.

 

Mentores01  Mentores02

Mentores03  Mentores04

 



Mais novidades

premios europeus 2024

Prémios Europeus 2024

Felicitamos todos os vencedores dos Prémios Europeus eTwinning 2024. A lista de vencedores, das cinco categorias a prémios, foi divulgada no dia 26 de abril, pelo Serviço Central de Apoio eTwinning, de Bruxelas. Apresentaram candidatura 1284 projetos, sendo bons exemplos de trabalho colaborativo, desenvolvido na Plataforma European School Education Platform, que desde ano letivo anterior acolhe… (Ler mais)
mentores

Reunião Mensal de Mentores das Escolas eTwinning | Março

No dia 21 de março, a Organização Nacional de Apoio dinamizou a quinta reunião com os mentores e diretores das escolas com Selo de Escola eTwinning, uma sessão especialmente dedicada aos diretores dos Agrupamentos / Escolas não agrupadas, para conversar sobre o papel preponderante da direção na integração dos projetos na vida da instituição. Nessa reunião, além das partilhas na rubrica “10… (Ler mais)
Workshop

Workshop eTwinning

Durante a semana de 4 a 8 de março, o Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Maceira - Leiria, acolheu um grupo de dez professores provenientes de Jerez de la Frontera, Espanha, para a realização de uma atividade de Job Shadowing, onde se incluiu a dinamização de um workshop eTwinning. Os docentes tiveram oportunidade de conhecer a realidade do agrupamento, ao nível da sua dinâmica interna, da… (Ler mais)
Primavera

Campanha Nacional da Primavera 2024

🌼Campanha Nacional da Primavera 2024🌼 Junte-se a nós no dia 1 de março às 12h30,🕦 para assistir à abertura da campanha que este ano será dedicada ao tema do ano: o “bem-estar na escola”🧘‍♂ 🔊Esteja atento/a aos desafios que serão lançados nas quatro sessões dinamizadas online. 🟠 O bem-estar nesta Primavera: 1 de março às 12h30 🟢 O digital e o bem-estar: 8 de… (Ler mais)
Candimg

Prazo da candidatura para o Selo de Escola eTwinning foi alargado!

📣 O período de candidatura para o Selo de Escola eTwinning foi alargado até ao dia 📅 15 de março, 22h59 WEST. Por isso, se reúne os 3 pré-requisitos para se poder candidatar, elencados abaixo, não perca esta oportunidade de ver reconhecido e valorizado o envolvimento, o compromisso e a dedicação da sua escola, onde professores, alunos e líderes escolares trabalham em 🙌 equipa.… (Ler mais)