Ideia de Projeto

O eTwinning permite o desenvolvimento de várias metodologias de trabalho na sala de aula e, como tal, permite lecionar os conteúdos curriculares de forma colaborativa e motivadora para os alunos, colocando em prática as ideias preconizadas na Articulação e Flexibilidade Curricular.

Para iniciar, um projeto deve:

  1. Procurar inspiração nos KITS de projetos que o portal disponibiliza.

  2. Analisar o programa da disciplina que leciona / aprendizagens essenciais.

  3. Selecionar os temas que poderão ser lecionados através de um projeto eTwinning.

  4. Aceder aos Fóruns de Parceiros, no espaço do European School Education Platform, e verificar se existem mensagens que possam adequar-se ao trabalho que pretende realizar. Caso encontre, responda a essa mensagem para iniciar a interação. Caso não encontre, crie uma mensagem com a sua ideia de projeto.

Para iniciar um projeto eTwinning, tenha em mente o que necessita para elaborar a sua planificação:

Qual a ideia de projeto?

  • Defina em concreto que conteúdos pretende explorar. Evite ideias vagas como: "educação ambiental", "educação para a cidadania", ...

  • Ao definir o tema do projeto, procure encontrar um título apelativo e que transmita a ideia do assunto que vai ser tratado.

  • Pense no tempo de que necessita para desenvolver esse projeto: 1 semana, 1 mês, 1 período letivo, 1 ano. A duração dos projetos eTwinning é flexível e ajusta-se aos objetivos concretos do mesmo.

  • Partilhe a sua ideia com os parceiros e procure elaborar a planificação de forma colaborativa com esses parceiros.

Que atividades?

  • Organize um conjunto de atividades que os alunos envolvidos possam realizar em colaboração. Procure organizar equipas que envolvam alunos dos países que integram a parceria, de forma a que a sua implementação implique o contributo de todos. Evite projetos em que cada um dos países desenvolve as suas atividades e, por fim, apenas partilham o que fizeram. O eTwinning aposta na promoção do trabalho colaborativo.

  • Pense no tempo de que necessita para realizar essas atividades.

  • Liste os recursos de que necessita: computadores, telemóveis, tablets... Tem estes recursos na sua sala de aula? Não? Como ultrapassar esse constrangimento?

  • Faça uma lista de possíveis constrangimentos de modo a evitá-los quando estiver a desenvolver as atividades.

Que produto/s final/ais?

  • Sendo um trabalho de projeto, a planificação pode sofrer ajustes no decurso do mesmo e, como tal, também o produto final. Contudo, é importante ter um produto final em mente.

  • Exemplos de produtos finais: apresentação com sistematização dos conhecimentos adquiridos, documentário vídeo, eBook resultante da escrita colaborativa, revista, jogo, APP, cartazes, artigos nos jornais escolares/ locais, entre outros.

E a avaliação?

  • Pense em avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos e também o projeto.

  • Avaliação dos conhecimentos dos alunos: grelha de avaliação da apresentação pública do que foi aprendido, questionário online (exemplos: Google Forms, Quizizz, EdPuzzle, Kahoot), portefólio do trabalho de grupo (exemplo: Padlet), entre outros.

  • Avaliação do projeto: Entrevista a alguns dos intervenientes no projeto, construção de um questionário online, opiniões recolhidas num mural (Padlet), entre outras.

E as questões de eSafety?

  • Assegure-se de que a identidade dos seus alunos está salvaguardada ao longo de todo o trabalho.

  • Peça autorização aos Encarregados de Educação para que os alunos integrem o projeto, explicando ainda, em linhas gerais, em que consiste o trabalho no eTwinning.

  • Peça autorização aos Encarregados de Educação para utilizar as imagens dos alunos no contexto do projeto.

  • Mesmo com a autorização dos encarregados de educação para o uso da imagem dos alunos, evite publicar fotografias que permitam uma clara identificação do aluno e a sua ligação a uma dada escola, turma e/ou ano de escolaridade. Privilegie fotos em que se vêem os alunos a trabalhar de costas para a câmara, em que se focam as mãos ou o ecrã do computador / telemóvel com o TwinSpace. Discuta este assunto com os alunos e seja criativo.

  • Incentive a Direção da sua Escola/Agrupamento a candidatar-se ao Selo de Segurança Digital.